terapêuticas
TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL
Utilizando técnicas de manipulação e mobilização articular contribui para diminuir a dor e a tensão, restaurando o movimento fisiológico das articulações, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e ainda prevenindo as interferências biomecânicas não fisiológicas no aparelho locomotor. É uma excelente ferramenta para o tratamento da dor.
REABILITAÇÃO NEUROMUSCULAR
Além das técnicas de mobilização de tecidos, utiliza-se a Acupuntura craneana (Scalp Acupuncture), microssistema da Acupuntura que trata distúrbios neurológicos e/ou distúrbios associados à eles, através do estímulo de determinadas zonas do couro cabeludo, relacionadas com a projeção de áreas corticais específicas, apresentando bons resultados em patologias do sistema nervoso (AVC, Parkinson, hemiplegia, tremores).
É uma das especializações modernas da Acupuntura, baseada na teoria da medicina tradicional chinesa (MTC), técnicas específicas de agulhamento combinadas com conhecimento da neurologia.
MANIPULAÇÕES ARTICULARES
O aperfeiçoamento das técnicas de manipulação é algo que acompanha as respostas inerentes a quantidade de estudos e procedimentos. A técnicas de HVLA-Thrust consiste numa mobilização rápida e restrita aplicada a um segmento articular que ultrapassa o alcance articular fisiológico (barreira), sem ultrapassar o limite anatómico.
As técnicas são seguras e indolores. Devem ser aplicadas de forma muito segura e específica e comedida direcionada ao segmento em que se deseja atuar.
Quando não contraindicadas, permite:
Uma liberação articular, frequentemente responsável pela rigidez/tensão e dor/inflamação.
Libertação de endorfinas, neurotransmissores produzidos pela glândula pituitária, que possuem um poderoso efeito analgésico e anti-inflamatório
Melhora da dor por via neural reflexa
ERGONOMIA CORPORATIVA
A consultodoria em Ergonomia Corporativa, com ênfase na intervenção terepêutica, desempenha um papel fundamental no bem-estar dos trabalhadores e na produtividade das empresas.
Ela se concentra em criar ambientes de trabalho que promovam posturas saudáveis e ainda intervem directamente, tratando as lesões já existentes e reduzindo o risco de novas lesões.
Nesse contexto, a Acupuntura e as Manipulações Articulares se destacam como abordagens terapêuticas complementares que oferecem uma valiosa contribuição, promovendo uma postura adequada, alívio da dor e prevenção de lesões. Essas terapias não apenas melhoram o conforto e a saúde dos funcionários, mas também podem aumentar a produtividade, reduzir o absentismo e, em última instância, beneficiar a empresa na totalidade.
Portanto, a integração dessas práticas no local de trabalho pode ser uma estratégia eficaz para promover um ambiente mais saudável.
ACUPUNTURA CLÍNICA
A Acupuntura atua a partir da estimulação de pontos com localização anatómica precisa no nosso corpo e ao receber estímulos, quer seja com agulha, laser, estimulação eléctrica ou até mesmo pressão, impulsos são desencadeados e passam pelo sistema nervoso provocando reações que chegam ao cérebro, atingindo áreas do encéfalo mais elevadas, como o Hipotálamo e a Hipófise, equilibrando o funcionamento destes centros. A Acupuntura pode interferir nos sistemas supressores de dor, obtendo-se uma analgesia mais intensa e prolongando a duração dos seus efeitos.
Além disso, segundo normativas da OMS, os efeitos mais comprovados relacionam-se com a ação Analgésica, anti-inflamatória, relaxamento muscular, broncodilatadora, melhoria da imunidade, anti alérgica, inibição dos vómitos, ansiolítica, antidepressiva, redução do apetite, equilíbrio da motilidade intestinal, alívio do ‘stress’, melhoria da função e da libido.
CLÍNICA DA DOR
A dor, em seu cerne, é uma resposta do sistema nervoso às lesões ou estímulos nocivos. Quando ocorre uma lesão, os neurónios sensoriais transmitem sinais de dor ao cérebro, alertando-o para a necessidade de tomar medidas. A Acupuntura se baseia na teoria de que existem caminhos específicos, chamados meridianos, que percorrem o corpo, conectando pontos de acupuntura, que por sua vez se conectam a áreas onde nervos, músculos e tecidos conectivos se encontram, e ao serem estimulados, desencadeiam uma série de respostas neurofisiológicas notáveis.
Ao inserir agulhas finas em pontos de acupuntura, a acupuntura modula a transmissão de sinais de dor. Isso ocorre através de diversos mecanismos: libertação de endorfinas, redução da inflamação, modulação da atividade neural, aumento do fluxo sanguíneo, redução do tónus muscular excessivo, promovendo o relaxamento muscular, o que é particularmente benéfico para condições de dor crónica.
Vamos marcar uma consulta?
TESTEMUNHOS
Muito resistente, como sempre fui a cuidar de mim, decidi que era hora de mudar e ser exemplo para os meus colaboradores.
Além de uma aula de anatomia, biomecânica e ergonomia, ajustou-me todo. Imediatamente desapareceram mais de 75% das maleitas. Temos uma "avença" mensal e não o largo mais. O trabalho ultrapassou o consultório e hoje, sempre que precisamos, vem tomar um café connosco e "apontar" o que está menos bom na postura da malta. Obrigado Leo.”